O Evento

O I Seminário Capixaba de Comunicação e Saúde: pensando estratégias e práticas de comunicação para o SUS (I SECACS) foi realizado em outubro de 2015. 

O seminário, que contou com a participação e contribuição de importantes profissionais e pesquisadores do campo da Comunicação e Saúde Coletiva no País, teve o objetivo de buscar a ampliação e fortalecimento do intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, alunos, profissionais da saúde e da comunicação e sociedade civil no que diz respeito ao campo do saber da Comunicação e Saúde.

O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), no âmbito do projeto de Extensão Laboratório de Projetos em Saúde Coletiva, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A realização do Seminário também celebrou o convênio acadêmico entre essas instituições, que contempla diversas iniciativas para o fortalecimento da Comunicação e Saúde no Estado.

As atividades do I Secacs começaram no dia 05/10 com a abertura da Oficina “Comunicação e Saúde: Epidemia, Risco e Jornalismo” ofertada para alunos, docentes, pesquisadores e profissionais interessados em pesquisas no campo da Comunicação e Saúde. A oficina contemplou a apresentação de protocolos de “clipagem” de notícias de saúde na mídia e os conceitos de riscos e epidemias em suas perpectivas epidemiológicas e sociais. Os participantes conheceram também os modos de analisar a produção jornalística sobre as epidemias, com enfoque nos conceitos e aplicação da análise do discurso.

No dia 06/10, para dar as boas-vindas aos participantes, a mesa de abertura contou com a presença da Vice-Reitora da UFES, Profa. Ethel Leonor Noia Maciel, com o superitendente de Cultura e Comunicação, Prof. Edgard Rebouças, e com Adauto Emmerich, coordenador do Programa Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e, como convidado especial, o jornalista Umberto Trigueiros, diretor do Icict/Fiocruz. Em seguida, houve mesas de debate com temáticas específicas, abordando as relações entre comunicação e saúde coletiva, políticas públicas de comunicação e audiovisual, saúde e cultura.

Durante o encontro, aconteceu a pré-estreia no estado do documentário “Parir é Natural”, direção de Silvio Tendler e produzido por meio do Selo Friocruz Vídeo. Foi apresentado também o documentário de produção capixaba: “Baía do Espírito Santo – Um olhar canela-verde”, de Antônio Claudino de Jesus. Dentro das atividades culturais, aconteceu o lançamento, no Espírito Santo, do livro “Saúde e Jornalismo. Interfaces contemporâneas”, com a presença de vários de seus autores. Os participantes tiveram acesso também a diversas públicações e audiovisuais disponibilizados pela Editora Fiocruz e pela  Editora da UFES – EDUFES, que participaram e apoiaram a iniciativa.

O I Secacs contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Ufes, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e da Ufes, no âmbito do Centro de Ciências da Saúde e Superintendência de Cultura e Comunicação. A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Icict, também foi parceira importante na realização do empreendimento acadêmico.

O aspecto extremamente positivo do Seminário foi o enriquecimento do campo da comunicaçâo e saúde no estado e sua futura – já presente – contribuição para o Sistema Único de Saúde. Os participantes, alunos, pesquisadores, professores, profissionais da saúde, da comunicação consideraram a realização do evento extremamente relevante, que se constituiu em um espaço singular e fundamental de diálogo, reflexão e para o intercâmbio de conhecimento e saberes. Destaca-se ainda que, em diferentes depoimentos, registrou-se o desejo e a necessidade da continuidade da iniciativa, ou seja, que o seminário seja inscrito no calendário permanente de eventos técnico-científicos da UFES e do Estado do Espírito Santo.
 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105