Professores da Noruega visitam o Centro de Ciências da Saúde (CSS) e o Observatório Saúde na Mídia (OSM)

Os coordenadores do Observatório de Saúde da Mídia (OSM) - o Professor Edson Theodoro dos Santos Neves e o Professor Adauto Emmerich -, recepcionaram, no dia 13 de julho de 2022, a médica Grethe Heitmann e o assistente social e antropólogo Trond Heitmann em sua visita à UFES.

Grethe é médica, anestesista e obstetra no Hospital Universitário de Ostfold. Trond é professor universitário na Faculdade de Saúde e Bem-estar da Universidade de Ostfold.

Pela manhã, os professores participaram de uma exposição prática da médica Grethe Heitmann no Hospital Universitário (HUCAM) para divulgação do projeto "External Aortic Compression (Exac)", que visa a redução da mortalidade materna pós-parto em todo o mundo a partir da compressão externa da artéria aorta.

À tarde, houve uma reunião entre os professores no Observatório de Saúde na Mídia e os visitantes onde foi destacado a discussão de parcerias em pesquisas no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UFES. No momento, está havendo uma organização de ducumentação de acordos internacionais entre a UFES a Universidade de Ostfold. Os Heitmann pretendem retornar ao Brasil e à UFES em novembro deste ano para finalizar os acordos e parcerias, tanto do Projeto Exac quanto de estudos alinhados ao PPGSC.

Trond Heitmann, ainda, atuou como palestrante, apresentando seu trabalho intitulado: “Construindo trabalho social na Saúde Pública nos contextos brasileiros” no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC).