Professora Ethel Maciel ministra aula inaugural no PPGSC

Na sexta-feira, 12 de agosto, pela manhã, a Profa. Dra. Ethel Maciel ministrou a aula inaugural no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFES), para os ingressantes de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva no ano de 2022.

A palestra, intitulada “Saúde Coletiva, epidemias emergentes e reemergentes” teve como característica o percurso histórico das doenças provocadas por microorganismos e suas consequências para a humanidade, contou com a presença do secretário de saúde do ES-SESA, Nésio Fernandes.

Entender o papel da ciência ajuda na compreensão de que as epidemias existem pelo contato dos humanos com microorganismos, como vírus e bactérias, sendo a vacina uma forma que a ciência desenvolveu ao longo do tempo de combate. Por isso, a importância do financiamento em pesquisas para que se continue o avanço científico no controle de doenças.

A professora e epidemiologista ressaltou, também, sobre um aprendizado que a pandemia deixou: a necessidade de nos entendermos como parte do coletivo. Estamos em um mundo globalizado e precisamos de ações em comum. O vírus da covid-19 surgiu em Wuhan, na China, mas foi um problema de todos.

Nesse sentido, a professora Ethel explicou que um grande problema social é a falta de educação em saúde e acesso a elementos básicos sanitários de vida, ainda muito desigual entre os povos. Muitas doenças podem ser evitadas com acesso sanitário e informação em saúde. É preciso cuidar dos vulneráveis e assim se cuida da saúde coletiva dos povos.

A professora enfatizou:

"Enquanto alguém não tiver água tratada, não tiver uma alimentação decente, todos nós estamos em perigo. É preciso enfrentar as fronteiras não entre países, mas entre o mundo humano e o mundo dos microorganismos".

A humanidade já possui muitos recursos contra os agentes infecciosos, que tem como sua maior arma, as mutações. Nunca antes na história a ciência respondeu tão rápido, como na pandemia da covid-19.
Para finalizar, a professora nos presenteou com uma fala sobre esperança e lembrou que podemos aprender com a covid-19, desde que haja investimento na ciência e na saúde para os povos.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105