Professor do PPGSC apresenta resultados de pesquisa na FAPES

Na quinta-feira (03), foi realizado na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES) um Seminário de Apresentação dos Resultados Finais dos Projetos financiados pela Fundação. O projeto de desenvolvimento desenvolvido no PPGSC se iniciou em janeiro de 2019 e foi finalizado em abril de 2021.

O evento contou com professores e pesquisadores de diferentes instituições do ES, além da participação de representantes do governo do estado, como o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) – vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) – vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

O Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neves, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da UFES, foi um dos palestrantes e apresentou os resultados do projeto de desenvolvimento: “Cuidado Inteligente da Saúde Materna e Infantil na Atenção Básica”.

O projeto teve como foco principal a possibilidade de qualificar a assistência em saúde e a gestão clínica no SUS para o público-alvo gestantes e crianças desde o seu nascimento até os mil dias de vida no território capixaba, a partir da monitoração informatizada, da orientação familiar e da intervenção precoce.

Para que um projeto dessa magnitude fosse colocado em prática, diversos pesquisadores e estudantes fizeram parte da empreitada. O professor e palestrante no evento pontua que o diferencial de um financiamento como esse da FAPES é possibilitar a gerência de muitos profissionais para o trabalho:

"O financiamento possibilitou ter uma quantidade de bolsistas de diferentes níveis: graduação, de nível técnico e superior, o que foi fundamental para a interdisciplinaridade e a construção do projeto. Mais que os recursos materiais, os recursos humanos foram fundamentais para unir as diferentes profissões da saúde e construir esse cuidado inteligente".

O projeto auxiliou no desenvolvimento de três dissertações tratando do tema. Assim, foi desenvolvida essa tecnologia de cuidado inteligente e três módulos foram executados: 1) Módulo de Saúde Bucal da Gestante; 2) Módulo de Alimentação Saudável da Gestante; 3) Módulo de Preparação do Parto da Gestante. Os módulos somados incluíram a participação de mais de 600 gestantes na validação da tecnologia.

Essas ferramentas mostraram-se aplicáveis ao SUS para elaboração de fichas eletrônicas de acompanhamento dos cuidados familiares pré-natais e infantis na Atenção Básica com esquemas de feedback, que auxiliam tanto profissionais como os próprios usuários. Essas ferramentas estão informatizadas, de forma que os dados coletados podem ser armazenados diretamente em um servidor e possam ser acessados/ utilizados para acompanhamento do histórico de cada família. Nas ferramentas e em todos seus módulos para Tablets, Celulares e Notebooks estão incluídas orientações para as famílias atendidas, quanto à importância da participação da família no desenvolvimento da criança.

Havendo possibilidade de incorporação futura dessas ferramentas no SUS, a abrangência, a aplicabilidade e os impactos esperados poderão melhorar drasticamente os indicadores de saúde materno-infantil em nível nacional. No entanto, o problema está na relação que precisa haver entre as pesquisas desenvolvidas e o poder político para que de fato as políticas públicas cheguem à população. Para finalizar, o Professor Edson comentou sobre isso:

“A FAPES tem financiado os projetos de desenvolvimento tecnológico e cabe aos gestores públicos buscarem alternativas para utilização das inovações tecnológicas que foram construídas”.