Pesquisa do PPGSC é divulgada na mídia nacional

Um estudo feito no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) cujo título é “Repercussões maternas e neonatais da gravidez na adolescência no Brasil” foi base para reportagens na televisão e nos sites de notícias online.

A investigação sobre as gestações e partos de adolescentes no país comprovou que os índices de gravidez na adolescência no Brasil não diminuem. De acordo com os dados avaliados de mais de 4,5 mil grávidas, entre 12 e 19 anos, quase uma em cada cinco adolescentes gestantes volta a engravidar antes de chegar à vida adulta.  Os dados analisados foram extraídos do estudo “Nascer no Brasil”, da Fiocruz, com informações de todas as regiões do país, em 191 municípios e 266 estabelecimentos hospitalares.

Um fator a se observar do estudo é a importância da educação para reduzir o risco de gravidez na adolescência. A permanência na escola se mostrou um indicativo de política pública que funciona como o melhor caminho para amenizar as vulnerabilidades sociais dessas meninas.

A enfermeira e pesquisadora do estudo Thamara de Souza Campos Assis afirmou para a Revista Galileu:

“A escolaridade é um fator protetivo e quanto mais ela fica na escola, mais atrasa a maternidade. Isso dá um sentido pra vida delas, de realizar sonhos e ter metas”.

Para a TV Cultura, o Prof. Edson dos Santos Neto, orientador da pesquisa, enfatizou os problemas vinculados a essas adolescentes que precisam ser avaliados e estrategicamente pensados para solucionar práticas de acolhimento e assistência a essas adolescentes:

“[a gravidez na adolescência] Está muito vinculada à falta de acesso a serviços educativos, de saúde e à extrema pobreza. Essas adolescentes ainda com pouca idade acabam firmando compromisso com algum companheiro”.

É preciso, dessa maneira, que essas meninas tenham mais acesso aos seus direitos e possam acreditar que há outros caminhos a se seguir. A escola é a principal porta para que se tenha mais conhecimento sobre o assunto, por isso, a importância educativa do tema.