Integrantes do Observatório de Saúde da Mídia (OSM) realizam visita técnica à Universidade de Coimbra

Integrantes do Observatório de Saúde da Mídia (OSM), as pesquisadoras Paola Pinheiro Bernardi Primo e Michele Nacif Antunes visitaram, no último dia 27 de junho de 2022, o Observatório do Risco do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (OSIRIS), em Portugal. A visita teve como objetivo fortalecer a parceria entre os dois projetos, por meio do convênio entre a UFES e o CES/Coimbra, existente desde o ano de 2019.

Na oportunidade, o Sistema de Monitoramento de Informação na Internet sobre Desastre (SIGDesastre) foi apresentado. O SIGDesastre é um projeto coordenado pelo professor Adauto Emmerich, que contou com a participação das pesquisadoras Paola Primo e Michele Antunes, e do professor do CES e coordenador do Osiris, professor José Manuel Mendes.

"O foco do SIGDesastre é monitorar as notícias publicadas em diferentes fontes de informação pré-cadastradas no sistema, no intuito de mostrar a gestores, pesquisadores e sociedade em geral o que está sendo divulgado sobre os desastres ocorridos nas cidades de Mariana, em 2015 e Brumadinho, em 2019. Apresentamos o sistema para a equipe do OSIRIS, que ficou muito interessada em replicá-lo em Portugal", explicou Paola Primo.

A parceria entre os observatórios, cujo trabalho consiste em reunir vários grupos e projetos de pesquisa e extensão objetivando acompanhamento sistemático, análises e reflexões sobre questões que trazem risco à população, contribui na troca de informações, de tecnologias e de conhecimentos a nível internacional para que soluções e propostas de melhorias para os problemas encontrados em sociedade possam se desenvolver de forma ampla e coletiva.