SigDesastre presente na Sesa

Sigdesastre na Sesa

Dando encaminhamento as atividades do projeto SIGDESASTRE, equipe participa de reuniões na Secretaria de Saúde do ES.

No primeiro encontro, que aconteceu na quinta (18), o Secretário de Saúde, Nésio  Fernandes de Medeiros Junior, conheceu o projeto de monitoramento de informação sobre desastres na internet (SIGDESASTRE), bem como os projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa sobre Comunicação e Saúde, coordenado pelo prof. Adauto Emmerich,  do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/Ufes).

Durante o encontro, o secretário destacou o potencial de integração das ações do grupo de pesquisa com a Secretaria de Saúde, principalmente, no âmbito do recém-criado Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde – ICEPi. O Instituto tem a proposta de criar ferramentas para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir na formação de recursos humanos em saúde. “E o SigDesastre poderá ser incorporado ao Instituto, colaborando com a comunicação da saúde no Estado”, complementou o secretário.

Como desdobramento da primeira reunião, a equipe da Ufes teve a oportunidade de apresentar o projeto para a assessoria do ICEPi, representada por Juliana Bruno, que indicou representantes da Sesa para integrar a equipe do projeto e acompanhar o desenvolvimento do sistema de monitoramento. O próximo passo será a realização de uma oficina de construção coletiva, quando os membros da equipe poderão dialogar e participar ativamente das etapas da produção do SIGDESASTRE.

A iniciativa está relacionada à tragédia-crime ocorrida na bacia do Rio Doce, com o rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, em MG e que se estendeu por todo o rio, chegando ao Espírito Santo, gerando grandes impactos econômicos e sociais para toda a região. “A população atingida ainda sofre com as consequências do desastre e a dispersão das informações os impedem, muitas vezes, de saber sobre aspectos como uso da água, doenças, modos de produção, entre outros”, destacou Emmerich.

O projeto, contemplado no edital de Programas para o SUS (PPSUS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) em 2018, é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade de Coimbra e a Universidade de Massachusetts. O projeto é desenvolvido também no âmbito do convênio de cooperação técnica entre o PPGSC e o Instituto de Comunicação, Informação e Saúde Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/ Fiocruz).

Participaram dos encontros, Paola Primo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Adauto Emmerich, Nésio  Fernandes, Mariela Pitanga, servidora da Secretaria de Saúde e também mestranda do PPGSC e o diretor do hospital Bezerra de Farias, Neio Lúcio Fraga Pereira (Na foto da direita para a esquerda).

por Paola Primo e Michele Nacif, 24/04/2019

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105