Confira a programação do II Secacs

O Seminário, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro, é composto por palestras, mesas redondas, debates e exibição de documentários.

No seu primeiro dia, o seminário tem a programação voltada para a epidemia de Zika. Destacam-se a pré-estreia do documentário “Todo Cuidado do Mundo” e o “Encontro de Mulheres-Mães: Fortalecendo Redes”, quando mães e familiares das crianças poderão compartilhar experiências e trocar informações de forma a contribuir na superação de desafios. No encontro estará presente Germana Soares, Presidente da União de Mães de Anjos (UMA), de Pernambuco. A atividade foi organizada em parceria com a Rede Zika Ciências Sociais da Fiocruz, que tem como foco as repercussões sociais das relações entre o vírus, os efeitos da doença nas famílias e no sistema de saúde. Além de produzir estratégias educacionais e de pesquisa articuladas com movimentos sociais, comunidade científica e formuladores de políticas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na quarta-feira, 07 de novembro, a proposta é discutir os impactos do desastre socioambiental sofrido pela bacia do Rio Doce e das populações que o cercam até Regência, no Espírito Santo. A programação conta com a presença de Lucimar Muniz – membro da Sociedade Civil de Mariana – MG e de representantes de Regência no ES.

Durante a programação haverá a exibição do documentário Rio das Lágrimas Secas, direção de Saskia Sá e a pré-estreia de Todo Cuidado do Mundo, direção Úrsula Dart e Hugo Reis.

O seminário é organizado no âmbito do grupo de pesquisa Comunicação & Saúde, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Acordo de Cooperação entre o Icict/Fiocruz e a Ufes. E conta também com o apoio da Rede Zika de Ciências Sociais da Fiocruz e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

06 DE NOVEMBRO - Terça-feira
Local:  CINE METROPOLIS - UFES / Campus Goiabeiras

8h30 – Credenciamento e Recepção dos Participantes

9h - Mesa de abertura

9h30 – Pré-estreia do documentário: “Todo Cuidado do Mundo”

10h – Conferência de Abertura
Tragédias e Emergências – (In)Visibilidades e Silêncios
Prof. Dr. Luis David Castiel (ENSP/Fiocruz)

11h - 13h - MESA I: Zika e Emergências – (In)Visibilidades e Resistências
Mediação: Prof. Dr. Edgard Rebouças (POSCOM/UFES)

Expositores:
Prof. Dr. Edgard Rebouças (POSCOM/UFES)
A Zika no ES - Dra. Paula Freitas – Pesquisadora e Doutora em Saúde Coletiva (CEUNES/UFES)
A Experiência da UMA - Germana Soares – União Mães de Anjos – PE
Representante das Mulheres-Mães do ES

14h - 17h - Encontro com Mulheres-Mães: Fortalecendo Redes

Participantes: Mulheres-mães do ES
Germana Soares (UMA/PE)
Dra. Paula Freitas - Pesquisadora e Doutora em Saúde Coletiva  (CEUNES/UFES)
Dra. Elda Bussinger (FDV/ES)
Dra. Hellen Nicácio de Araújo – Defensoria Pública do ES

17h – Exibição de Documentários

07 DE NOVEMBRO
Local: Salão Rosa - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) - UFES / Campus Goiabeiras

9h - Exibição Documentário: Rio das Lágrimas Secas Direção – Saskia Sá

9h30 – 12h30 - Mesa I: Rio Doce – Tragédias e  Resistências
Mediador: Prof. Dr. Wedencley Alves – UFJF/MG
Políticas de Comunicação, Direitos Humanos e Emergências

Prof. Dr. Wedencley Alves – UFJF/MG
Mariana: Cenário Atual e Resistências - Lucimar Muniz – membro da Sociedade Civil de Mariana – MG
Regência: Cenário Atual e ResistênciasLuciana Oliveira - Profissional de saúde, professora e reperesentante de Regência
Preservação Ambiental e Resistências - João Thomé – Instituto Chico Mendes / ICMBIO
Representante do Ministério Público/ES

13h30 - 16h - Mesa II - Rio Doce – Tragédias e Resistências
Mediador: Prof. Dr. Adauto Emmerich

Representante SESA – Vigidesastre
Bianca de Jesus Silva – Geppedes/UFES
Paola Primo – PPGSC/UFES
Mariela Pitanga - PPGSC/UFES

16h – Encerramento

Sobre os Documentários
Todo Cuidado Do Mundo - Dir. Ursula Dart e Hugo Reis (25`, ES, 2018)

Quatro mulheres com muitas histórias de vida. Muitas experiências nem sempre boas. Todas são mães que amam intensamente seus filhos e filhas. Sabrina, Glaucilene, Alessandra e Josileide têm em comum a consciência de que suas crianças foram acometidas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus que merecem e necessitam de Todo Cuidado do Mundo.

Rio das lágrimas secas - Dir. Saskia Sá (25', ES, 2018)
No dia 5 de novembro de 2015 a barragem de resíduos de mineração de Fundão, de propriedade da Samarco, subsidiária da Vale e da BHP, rompeu, causando um desastre ambiental que afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras. Rio das Lágrimas Secas conta essa história pelo ponto de vista de mulheres afetadas por este crime em três comunidades localizadas ao longo do Rio Doce: Mariana e o distrito de Bento Rodrigues, as mulheres da aldeia Krenak em Resplendor e Regência, na foz do Rio Doce, litoral do Espírito Santo.